Notícias do ISC

FETROPAR ASSINA APOIO À FUNDAÇÃO DO “ARQUIVO MANOEL JACINTO CORREA – CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO SOCIAL”


Na sexta-feira, 22, o historiador e escritor Laércio Souto Maior esteve no Instituto São Cristóvão para apresentar o projeto de fundação do “Arquivo Manoel Jacinto Correa – Centro de Pesquisa e Documentação Social” ao presidente da Fetropar, NCST/PR e ISC, Epitácio Antonio dos Santos.

O projeto foi inspirado no Arquivo Edgard Leurenhot da Unicamp, e idealizado por Souto Maior com a missão de preservar a memória dos movimentos sociais para as futuras gerações. A intenção é que o importante papel dos movimentos sociais para a evolução da vida democrática paranaense seja preservado com a criação deste espaço público de atividade permanente, preenchendo a falta de um espaço como este no Paraná e Sul do Brasil.

“Queremos iniciar, a partir da fundação do Arquivo Manoel Jacinto Correa – Centro de Pesquisa e Documentação Social, um ambicioso projeto de localização, coleta e preservação de documentação referente aos movimentos operário, camponês e estudantil, e as correntes de esquerda do Estado do Paraná”, explica Laércio Souto Maior.

Para o presidente da Fetropar, Epitácio Antonio dos Santos, a criação deste espaço será de grande valor para a história dos trabalhadores e suas lutas. “Todo o movimento sindical terá onde guardar a memória de sua atuação, independente de eventuais mudanças de gestões nas entidades. Terá todo o nosso apoio”, diz Epitácio.

(Clique aqui para conhecer o Arquivo Edgard Leurenhot da Unicamp)

Compartilhar: