A presença de profissionais qualificados é uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho. Essa situação exige, dos motoristas que trabalham com transporte de cargas, conhecimentos além de apenas conduzir um caminhão ou uma carreta.
Pensando nessa necessidade da categoria profissional, o Instituto São Cristóvão disponibiliza aos trabalhadores o curso de cargas indivisíveis.
Destinado aos motoristas que já trabalham com caminhões pranchas ou aos profissionais que desejam migrar ou adquirir uma nova colocação no mercado de trabalho, o curso tem duração de 15 horas e traz conceitos fundamentais de movimentação de cargas.
Durante o curso, são realizadas algumas simulações para que o aluno possa conhecer os perigos reais que esse tipo de transporte pode trazer para o trabalhador.
Cargas indivisíveis são aquelas dispostas como peça unitária, com elevado peso específico e com grandes dimensões. Exemplo disso é o transporte de guindastes, toras ou blocos de rocha, mármore, vidro, implementos agrícolas, granitos, contêineres, caçambas e outras peças. Por isso, é preciso muito cuidado na hora do transporte.
Para proporcionar segurança aos condutores, o curso também é voltado à amarração de veículos, transporte e amarração de empilhadeiras e bobcats. Os alunos são ensinados a imobilizar, amarrar corretamente e usar cintas de acordo com o peso da carga.
Carga horária
50 horas
Requisitos para matrícula
Ter acima de 21 anos;
Estar habilitado em uma das categorias C, D ou E
Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
Documentação para matrícula
Número do processo no DETRAN
Estrutura Curricular
Módulo I
Legislação de trânsito – 10 horas/aula
Módulo II
Direção defensiva – 15 horas/aula
Módulo III
Noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social – 10 horas/aula
Módulo IV
Movimentação de cargas – 15 horas/aula
Avaliação
Ao final de cada módulo, será aplicada uma prova com 20 questões de múltipla escolha, e, para ser aprovado, o aluno deverá ter o aproveitamento de, no mínimo, 70% das questões da prova de cada módulo.