Notícias do ISC

Projeto Ruídos tem início no sudoeste do estado

ruidoisc

Para o trabalho no sudoeste o corpo técnico da UFPR está presente em Francisco Beltrão para traçar roteiros para a coleta de dados em caminhões datados de 1980 a 2010, numa distância de 600 km a 800 km com destino a Curitiba, Paranaguá São Paulo e Rio de Janeiro. A aferição se dará com aparelhos adquiridos pelo ISC.

O objetivo final do projeto é montar um banco de dados para apoiar a elaboração de políticas públicas para a melhoria das condições de trabalho no setor, estabelecendo correlações entre os agentes geradores de stress, doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho. O diretor técnico do ISC e presidente do Sitrofab (Francisco Beltrão), Josiel Tadeu Teles, relata que é importante que a pesquisa levante dados de diferentes realidades de estrada, trajetos e veículos, para ter um estudo amplo e confiável. “Algumas empresas podem contestar que a insalubridade só é uma realidade em caminhões velhos, por exemplo, tentando se eximir de responsabilidade, e para isso temos que ter informações técnicas que comprovam se isto é ou não verdade”, esclarece Josiel.

Os resultados das aferições serão apresentados durante a realização de um seminário com a presença de trabalhadores, autoridades e representantes de setores responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos e fabricação de caminhões, além dos organismos responsáveis pela regulamentação e fiscalização das condições de trabalho dos motoristas do setor de transportes.

Além do seminário, o resultado da pesquisa poderá servir para embasar tecnicamente a argumentação de trabalhadores em processos como pedido de aposentadoria e de auxílio doença. “Não temos dúvidas que o resultado será uma prova de que existe desconforto no trabalho dos rodoviários o que pode prejudicar a saúde, seja o ruído, seja a vibração a que se submete o corpo inteiro por horas diárias e anos a fio, o que é prejudicial” comenta o presidente do ISC e da Fetropar, Epitácio Antonio dos Santos.

Compartilhar: