Notícias do ISC

MOTOR DIANTEIRO EM DEBATE

Técnicos da Urbs serão convidados para a próxima reunião da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba, no dia 10 do mês que vem, às 14h30. A decisão foi tomada nesta terça-feira (27), pelos integrantes da Comissão, durante sessão para analisar projetos em tramitação na Casa. A idéia do presidente da Comissão, vereador Jair Cézar (PTB), é aprofundar as discussões sobre a proposta de eliminar os ônibus com motores dianteiros na frota do transporte coletivo da cidade. A vereadora Professora Josete (PT) sugere, também, o convite de professores da Universidade Federal do Paraná para conversar sobre o assunto.

A proposta, do vereador Valdenir Dias (sem partido) é proibir novas aquisições de ônibus com motor dianteiro para operar no transporte coletivo. O relator da matéria, vereador José Roberto Sandoval (PSC), aponta rendimento maior em 30% sobre os veículos com motor traseiro. A preocupação da Comissão, entretanto, é com a saúde dos motoristas e usuários. Professora Josete, que havia pedido vistas ao processo na última reunião, destaca pesquisas científicas que mostram problemas com o ruído e poluição.

Para o representante da Federação dos Rodoviários e do Instituto São Cristóvão, o motorista aposentado Luiz Roberto de Christan, “a preocupação maior deve ser com a saúde do trabalhador. Em alguns ônibus, o barulho é tão grande que é impossível conversar com o cobrador, por exemplo”. Ainda segundo o motorista, os motores dianteiros atendem, principalmente, as linhas Vila Sandra, Rua XV Barigüi e Tramontina. Mas, destaca que mais da metade da frota do transporte coletivo da cidade usa motor dianteiro. Fonte Câmara Municipal de Curitiba

Compartilhar: