Notícias do ISC

Mopp : curso destinado para aqueles que irão trabalhar com o transporte de cargas perigosas.

O instrutor Lucio Fernando Linhares Machado considera que o curso é essencial para os profissionais que pretendem transportar cargas que são consideradas perigosas. “No curso os alunos vão aprender a identificar os riscos e em decorrência disso, adotar as medidas de segurança necessárias, como por exemplo, a sinalização e o chamamento do socorro” afirma Lucio.

Durante o curso são realizadas diversas experiências para que os alunos visualizem o risco que eles estarão expostos. As experiências químicas são endotérmicas, onde é demonstrada a queda da temperatura, e exotérmicas, onde é demonstrado o aumento da temperatura. Já as experiências físicas demonstram as mudanças de estado da matéria, por exemplo, do estado líquido para o gasoso.

Os alunos são alertados ainda para o risco que o caminhão de cargas perigosas oferece mesmo quando está vazio. Segundo o instrutor Lucio Fernando, o gás acumulado dentro do tanque é mais perigoso do que a carga propriamente dita. É necessário que se faça a descontaminação do caminhão para não correr nenhum risco de explosões.

Compartilhar: