Notícias do ISC

Conheça algumas dicas imperdíveis para dirigir à noite!

Muitos motoristas ficam apreensivos quando descobrem que precisarão viajar durante a noite. Afinal, alguns percalços comuns das rodovias ganham um grau de dificuldade maior no período noturno.

Se esse é o seu caso, vale conferir as dicas que o Instituto São Cristóvão separou especialmente para quem está atrás do volante enquanto todos dormem. Conheça estas informações valiosas e viaje com mais segurança!

Descanso é a palavra de ordem

Sono, cansaço e fadiga são um trio perigoso para quem trabalha ao volante. Não descansar adequadamente antes de cair na estrada pode prejudicar a concentração, favorecer cochilos incontroláveis – as famosas “pescadas” – e ainda causar acidentes sérios.

Por isso, é fundamental dormir pelo menos oito horas antes de começar a viagem. Tire as pausas previstas na legislação para motoristas profissionais e respeite os limites do seu corpo. Caso sinta que seu organismo não vai aguentar seguir em frente sem descansar por algum tempo, não hesite e pare no próximo posto ou hotel.

Para o presidente do Instituto São Cristóvão, Moacir Ribas Czeck, mais do que uma questão de saúde e segurança individual, estar descansado antes de dar a partida no veículo é uma demonstração de coletividade. “Um trânsito seguro é algo que construímos com muitas mãos. Qualquer risco de colisão não afeta somente o motorista que o assume, mas todas as outras pessoas que estão ao redor, que também são trabalhadores, pais, mães, maridos, esposas, filhos de alguém. Precisamos ter consciência de nossa responsabilidade”, alerta.

Manutenção é indispensável!

Quem vive na estrada sabe que conferir se a manutenção do veículo está em dia antes de pegar a rodovia é imprescindível. Antes de uma viagem noturna, é importante dar atenção especial às luzes ao automóvel, principalmente aos faróis.

Caso detectem algum problema com o sistema de iluminação do veículo, motoristas profissionais devem comunicar aos patrões imediatamente. A empresa tem o dever de providenciar o conserto antes de solicitar que o trabalhador parta em direção do seu destino.

Atenção dobrada é o remédio para baixa visibilidade

A principal dificuldade de viajar à noite é a baixa visibilidade causada pela neblina da madrugada e falta de iluminação nas estradas. Por isso, além de se certificar de que os faróis estejam funcionando bem, o condutor precisa fazer o possível para manter a concentração o tempo todo.

Abra bem os olhos e os ouvidos. Fique atento a buracos, acidentes, placas e animais, que são alguns dos obstáculos mais comuns nessa faixa de horário.

Não tenha pressa

O ditado “a pressa é inimiga da perfeição” deve ser o mantra de quem viaja durante a noite. Reduzir a velocidade, principalmente nos trechos com menor iluminação, é uma medida simples que pode evitar colisões e fatalidades.

Quanto mais rápido o veículo estiver, menos tempo de reação o motorista tem caso encontre algum perigo pelo caminho. Lembre-se: ter uma vida longa e saudável é sua jornada mais importante.

Fonte: Instituto São Cristóvão

Compartilhar: