MOTOFRETISTA / MOTOTAXISTA

banner-4

Estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), indica que o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de vítimas fatais em acidentes com motocicletas. Cerca de 40 motociclistas morrem por dia no país. Com base nesses dados, a lei 12.997/2014 trouxe a extensão do adicional de periculosidade de 30% sobre o salário base aos que trabalham como mototaxista, motoboy, motofrete ou com serviço comunitário de rua.

O curso de motofrete é destinado aos motociclistas que exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas, motonetas e similares e tem como principal objetivo garantir aos motociclistas profissionais o conhecimento necessário para pilotar com segurança.

Com aulas direcionadas à legislação especifica, pilotagem defensiva, ética, boa conduta, educação para o trânsito e prevenção de acidentes, o curso é imprescindível para capacitar e especializar esses profissionais que se tornaram indispensáveis para a economia moderna.

O curso foi instituído pela Resolução Contran 410/2012.

Requisitos para matrícula

Ter idade acima de 21 anos;

Estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria A;

Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada por crime de trânsito ou impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Estrutura curricular

O curso será realizado em Três Módulos:

Módulo I

Ética e cidadania na atividade profissional – 3 horas/aula

Noções básicas de Legislação – 7 horas/aula

Gestão do risco sobre duas rodas – 7 horas/aula

Segurança e saúde – 3 horas/aula

Módulo II

Legislação – 5 horas/aula

  • Procedimentos para o transporte de cargas;
  • Transporte de cargas e logística.

Módulo III

Verificação do veículo – 5 horas/aula

  • Uso adequado dos equipamentos de segurança;
  • Acondicionamento de cargas;
  • Técnicas corporais e de prevenção de acidentes na condução do veículo.

Inscrições

Telefone/fax: (41) 3015-3300

O candidato deverá comparecer ao DETRAN/PR e abrir o processo para alteração de dados do condutor (curso de motofretista).

O candidato deverá ser aprovado no teste do Exerce Atividade Remunerada (E.A.R) e efetuar a inscrição na sede do Instituto São Cristóvão, portando documentos pessoais e número do processo.

Horários

Manhã: 8h às 13h
Tarde: 14h às 18h30