Notícias do ISC

Semana Edésio Passos aborda luta pela democracia no Brasil

Nos dias 4 e 5 de abril, o Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu importantes debates sobre um princípio que tem sido ameaçado no Brasil nos últimos anos: a democracia.

A III Semana Edésio Passos teve palestras e discussões sobre como o respeito à soberania e ao poder popular influenciam a luta por direitos e o mundo do trabalho.

“O tema tem a ver tanto com o momento que estamos vivendo no país, em que há tentativas constantes de limitar a nossa liberdade de se manifestar e se organizar, quanto com a trajetória do próprio Edésio, que resistiu à ditadura militar”, explicou o diretor da Fetropar, José Aparecido Faleiros, que prestigiou o evento.

Programação

As atividades começaram na última quinta-feira (4), com os temas O papel da universidade pública na defesa da democracia; Parlamento, democracia e resistência; e A democracia como valor universal: desafios e perspectivas no Brasil.

O primeiro dia de palestras contou com convidados como o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca; a vereadora de Curitiba Professora Josete; o deputado estadual Goura Nataraj; o advogado e ativista de direitos humanos Renato Freitas; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Já na sexta-feira (5), foi a vez de discutir os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O debate teve a presença do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Luiz Eduardo Gunther; e os professores da UFPR Tatyana Friedrich e Sandro Lunard — que também é assessor jurídico da Fetropar.

Saiba mais sobre o evento

A Semana Edésio Passos é uma maratona de palestras que leva o nome de um militante e advogado que deixou um grande legado na luta pelos direitos dos trabalhadores. Desta vez, o evento foi realizado no dia 4 de abril, quando Passos — falecido em 2016 — completaria 80 anos.

O evento é organizado pelo Instituto Edésio Passos, entidade que existe com o objetivo de dar continuidade às lutas defendidas por ele, como a defesa da classe trabalhadora, e a mobilização por moradia, democracia e, sobretudo, liberdade.

Fonte: Fetropar

Compartilhar: