Notícias do ISC

REUNIÃO ENTRE O ITDE E O INSTITUTO SÃO CRISTÓVÃO

Dando continuidade à parceria existente entre o ISC – Instituto São Cristóvão e o ITDE/UFPR, o Professor Marcos Paterno compareceu na sede do Instituto e foram debatidos os seguintes assuntos:

Projeto “Na Estrada do Conhecimento”

Encontra-se em Brasília para análise pelo MEC, enviado pela UFPR. Baseado na proposta do ISC, a UFPR aguarda parecer do Ministério e manterá o formato original do projeto, ou seja, a interdisciplinaridade.

Cursos da Resolução 168 do CONTRAN

A Escola Técnica da UFPR já está trabalhando seus conteúdos e no máximo até dezembro deste ano os mesmos serão oferecidos. A Resolução exige que a partir de janeiro/2006, por ocasião da renovação da CNH, o motorista deva prestar prova no Detran sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros.

Com a oferta do curso pelo ISC, basta o motorista comparecer ao Detran para renovar a carteira, com os testes de praxe, uma vez que receberá o certificado por ter cursado o curso exigido pela resolução.

Material Cursos

O material de expediente usado nos cursos desenvolvidos pelo ISC em convênio com o ITDE/UFPR, fica de responsabilidade da Entidade que os oferece. Em alguns casos são formalizadas parcerias com o Município para que o mesmo assuma esses custos.

Se porventura houver esse interesse, a Entidade conveniada tem essa autonomia, uma vez que na maioria dos Municípios as salas foram organizadas pelos Sindicatos. No tocante à aquisição de Web Cam, essa ferramenta já pode ser utilizada para que exista uma participação do aluno, interagindo com os professores. O custo é baixo e já pode ser adquirido pelas Entidades conveniadas.

Monitores

Para os cursos que estão em andamento e os novos, na medida do possível vão ser utilizados os mesmos monitores, com majoração dos valores recebidos pelos mesmos. Salvo em situação que serão necessários monitores específicos, via de regra os existentes poderão ampliar suas tarefas.

Multiplicadores

Para os futuros cursos que a Fetropar e o ISC pretendem oferecer ( MOPP – Transporte de Passageiros, escolar e ambulância), serão necessários a formação de multiplicadores. Esses cursos estão no projeto e para tanto deveremos utilizar preferencialmente multiplicadores da própria diretoria dos sindicatos, selecionados entre os que tenham esse perfil.

Capacitação de Professores

Essa modalidade será ofertada aos municípios e se a entidade conveniada desejar e concordar, serão utilizadas as mesmas tele-salas já existentes. Por se tratar de uma modalidade exclusiva da secretaria de educação, os monitores serão indicados pelos núcleos regionais. Nesses casos poderá ser discutida uma forma de parceria para socializar os custos.

Esses temas foram debatidos mas sabemos que não esgotam as dúvidas das entidades. Na medida que as mesmas forem surgindo, pedimos entrar em contato conosco para esclarecimentos.

Compartilhar: