O primeiro encontro da diretoria da Fetropar em 2019 aconteceu ontem (31). Durante a reunião, dirigentes de sindicatos filiados à Federação debateram as principais questões do interesse do movimento sindical e da categoria no último mês.

O principal ponto de debate foi a importância da contribuição sindical em época de opressão às entidades que representam os trabalhadores. Os presentes discutiram o entendimento do Ministério Público do Trabalho (MPT) de que a contribuição de toda a categoria representada deve ser deliberada em assembleia.

O posicionamento do órgão foi decidido em caráter definitivo no fim do ano passado, pela Câmara de Coordenação e Revisão do MPT, e já está sendo aplicado por procuradores em todo o país.

“Cada sindicato precisa conversar com os trabalhadores para que eles estejam cientes da importância da contribuição sindical, para que as negociações e conquistas continuem acontecendo. A decisão assemblear é uma forma de garantir a liberdade e a autonomia da categoria sem acabar com a sustentação do movimento sindical”, explicou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

Negociações

As entidades também debateram o andamento de algumas convenções coletivas que já estão em estágio avançado de negociação.

As principais delas são os acordos com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR).

Em ambos os casos, a Federação está trabalhando arduamente para conquistar alterações em cláusulas que abordam sobre a contribuição assistencial e a homologação de rescisão de contrato de trabalho nas entidades sindicais.

A expectativa é que as negociações caminhem para o encerramento em breve. No caso da FIEP, a próxima reunião sobre a convenção está agendada para o dia de 26 de fevereiro.

Fonte: Fetropar