Notícias do ISC

Outubro Rosa: conheça seus direitos à prevenção e tratamento!

Em outubro, o cor-de-rosa toma conta das cidades ao redor do mundo para lembrar às mulheres que a hora de se cuidar chegou. Este mês é reservado à prevenção do câncer de mama, doença que tirou a vida de mais de 520 mil pessoas em todo o mundo só em 2016.

Esse momento de diálogo proporcionado pela campanha “Outubro Rosa” é importante porque a informação é uma poderosa aliada no combate a esse tipo de tumor. De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 66,2% das mulheres descobrem o problema por conta própria, realizando o autoexame em casa e observando alterações nas mamas.

“A Fetropar está aproveitando essa oportunidade para propor que o tema seja discutido não apenas com as trabalhadoras da categoria, mas também com os homens, que podem compartilhar as informações com as mulheres de suas vidas. Tanto o autoexame quanto a mamografia anual são inadiáveis”, explica o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck.

Você tem o direito à prevenção e tratamento!

 O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres façam, anualmente, a partir dos 40 anos de idade, um procedimento chamado mamografia – também conhecido como exame preventivo. Quem tem casos de câncer de mama na família precisa começar um pouco antes, por volta dos 35 anos.

Todo o processo pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, a mulher deve ir até à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, com o Cartão Nacional de Saúde e um documento oficial com foto. A paciente será encaminhada para um médico, que irá emitir a guia para o exame. O encaminhamento pode ser feito tanto por um ginecologista quanto por um clínico geral.

Caso os testes apontem a existência de um tumor maligno, a Lei 12.732/2012 – mais conhecida como Lei dos 60 dias – decreta que as pacientes têm direito a iniciar o tratamento pelo SUS em um prazo máximo de 2 meses.

Essas garantias têm um papel fundamental na redução da mortalidade por câncer de mama. Se descoberta nos estágios iniciais, a doença tem até 95% de chances de cura.

Não deixe os testes preventivos para depois! Com apenas um toque, é possível preservar o que é mais importante em você: sua vida.

Fonte: Fetropar

Compartilhar: