Geral

Novembro azul: a luta contra o câncer começa pelo diálogo

O mês de novembro é dedicado a uma causa muito nobre: a prevenção ao câncer de próstata. A Fetropar acredita que as entidades sindicais têm um papel fundamental numa proposta de diálogo sobre o tema. Por isso, dá o pontapé inicial nessa discussão e convida a todos os sindicatos filiados à entidade para fazerem o mesmo.

A doença é o segundo tipo de tumor mais recorrente entre pacientes do sexo masculino no Brasil, com uma média de 60 mil novos casos todos os anos, sendo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Ministério da Saúde, por sua vez, registra cerca de 14 mil mortes pela doença anualmente.

“Quando o câncer é descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura ficam perto dos 100%. Por isso, nosso dever é conversar com os trabalhadores a respeito da importância de perder a vergonha e ir ao médico uma vez por ano para realizar os exames. Esse diálogo simples pode salvar uma vida”, explica o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck.

Um toque pode salvar sua vida

Quem nunca ouviu uma piadinha ou um deboche envolvendo o exame de toque?

O que parece muito engraçado em uma roda de amigos pode ter um preço alto. Esses discursos alimentam a ideia de que fazer o teste diminui a masculinidade, gerando um constrangimento em quem precisa ir ao médico.

Para reduzir as mortes, é indispensável superar essa barreira. O exame, que deve ser feito anualmente a partir dos 45 anos de idade, dura menos de 1 minuto e não dói. O urologista – médico responsável pelo teste – é um profissional que encara o procedimento com seriedade e não irá expor o paciente a nenhuma situação vexatória.

O toque é a única maneira eficaz para detectar um tumor na próstata em estágios iniciais. Não deixe qualquer constrangimento ser maior do que as suas possibilidades de futuro. Aproveite o mês de novembro e busque um médico o mais rápido possível!

Fonte: Fetropar

Compartilhar: