Notícias do ISC

Nova gestão da Fetropar é empossada em clima de festa (e de luta)

 “Nossa categoria é conhecida por trabalhar”: foi assim que o novo presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), Moacir Ribas Czeck, demonstrou seu orgulho pela entidade durante a cerimônia de posse na última sexta-feira (9), na sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), com a presença de familiares, líderes sindicais, filiados e entidades patronais.

Ao passar o cargo, o agora ex-presidente da Fetropar, João Batista da Silva, agradeceu a colaboração de funcionários, assessorias e parceiros de sua gestão. “Estamos entregando uma federação que tem patrimônio material e jurídico. Espero que o companheiro [Czeck] mantenha a unidade, a atuação e o protagonismo da federação, com uma gestão inteligente e responsável”, desejou.

Embora um dia de festa, a nova gestão da Fetropar entende que o atual momento no país é de muita luta. Reflexo dos constantes ataques políticos, uma parcela da população passou a enxergar as entidades com descaso. Se o movimento sindical não se atentar, as décadas de atuação pela construção da cidadania e distribuição de renda serão apagadas.

Através do sufocamento financeiro e do enfraquecimento da imagem, o Governo Federal busca inviabilizar a defesa e a proteção que os trabalhadores sempre receberam dos sindicatos. Com a aprovação da Reforma da Previdência, mais direitos são perdidos em nome de interesses meramente econômicos das elites.

Segundo Moacir, muitas falsas histórias são espalhadas sobre o trabalho das entidades, por isso é necessário escolher o lado certo: “Vamos esbanjar é muito trabalho, para manter a instituição funcionando. Vamos apoiar os sindicatos menores e fortalecer os que têm mais condições, para que continuem firmes”, prometeu.

Os novos representantes fizeram juramento para “manter e ampliar as conquistas, defender a categoria dos rodoviários, respeitar os estatutos e manter nossa federação como entidade combativa e digna de respeito”, e assinaram a posse.

Para o novo presidente, sua eleição em um momento tão difícil para o trabalhador brasileiro é mais um motivo para não se abater: o compromisso agora é de reconstrução do movimento sindical de forma geral. A caminhada será longa e os esforços para derrubar entidades sindicais são enormes, mas com a união da categoria será possível batalhar pelos direitos dos trabalhadores.

Após a cerimônia, um jantar especial foi servido e a noite foi de muitas fotos, que já estão disponíveis no Facebook da Fetropar: https://www.facebook.com/fetropar.parana/ .

Fonte: Fetropar

Compartilhar: