Notícias do ISC

Motociclista: prevenir é melhor do que se acidentar

Você está dirigindo sua motocicleta e, de repente, ela simplesmente desliga. Isto pode acontecer, mas se você estiver com a manutenção preventiva em dia, as chances são muito menores.

Os motociclistas que trabalham com o veículo da empresa devem exigir a manutenção periódica, uma vez que o motorista corre o risco de se acidentar por negligência do patrão. Já os que trabalham com veículo próprio, precisam arcar com os cuidados necessários, que irão garantir a tranquilidade durante o trabalho.

De acordo com o Retrato da Segurança Viária no Brasil, as motocicletas representam 26% da frota de veículos no país. Número que tem aumentado a cada ano.

Para os trabalhadores que enfrentam trânsito caótico, obstáculos nas ruas e imprudência dos motoristas, os cuidados para evitar acidentes são vários, inclusive a manutenção preventiva.

Regularmente, as motos devem ser levadas ao mecânico para fazer um check-up geral. Além disso, caso a moto comece a fazer barulhos diferentes, também deve ser levada a uma oficina o mais rápido possível.

É válido lembrar que a manutenção preventiva é muito mais rápida e barata do que levar a motocicleta ao mecânico para a correção de uma falha.

O motorista também deve ficar de olho na lubrificação das correntes e do motor. A folga das correntes deve ser checada a cada mil quilômetros rodados, sempre observando os centímetros tolerados conforme o manual.

O estado de conservação dos freios, dos faróis e dos pneus também deve ser checado com frequência, principalmente por serem itens essenciais para a segurança do condutor

Esses são alguns cuidados básicos, mas que podem evitar acidentes e prejuízos!

Fonte: ISC

Compartilhar: