Mopp (cargas perigosas)

banner-7

O curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) é fundamental para quem pretende transportar cargas com produtos perigosos. O conhecimento sobre o assunto é uma exigência positiva e fiscalizada por alguns órgãos executivos do Sistema Nacional de Trânsito.

Durante o curso, os alunos aprendem a identificar os riscos ao transportar gases, explosivos, líquidos e sólidos inflamáveis, corrosivos e materiais radioativos que pertencem à lista de produtos perigosos. A consequência desse aprendizado é a conscientização do trabalhador, que passa a adotar medidas de segurança adequadas para cada situação. Um exemplo é saber como prestar socorro imediato e eficaz em caso de acidente com vazamento.

A realização de experiências durante o curso ajuda os alunos a entender os riscos aos quais estarão expostos no transporte e no manuseio de produtos perigosos. Durante a realização de experiências químicas, em sua maioria exotérmicas, é comprovado o aumento da temperatura. Já nas experiências endotérmicas, pode-se observar quedas de temperatura.

Experiências físicas também são realizadas durante o curso e demonstram todas as modificações dos estados da matéria, como por exemplo, do estado sólido para o líquido.

Uma vez alertados sobre os procedimentos corretos para o manuseio, acondicionamento e transporte dos produtos perigosos, os alunos terão mais consciência para a aplicação das técnicas de direção defensiva e para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O mais importante é a prevenção dos acidentes, mas caso eles não possam ser evitados, saber o que fazer poderá salvar vidas e preservar o meio ambiente.

Detalhes do curso

Carga horária

50 horas

Requisitos para matrícula

Ter idade acima de 21 anos;

Estar habilitado em uma das categorias B, C, D ou E;

Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada por crime de trânsito ou impedido judicialmente de exercer seus direitos;

Não será mais exigido como requisito para os Cursos Especializados (transporte coletivo de passageiros, escolares, de emergência, de produtos perigosos, ou de carga indivisível) que o condutor não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou, ainda, ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Documentação para matrícula

Número do processo no DETRAN

Estrutura curricular

Módulo I: legislação de trânsito – 10 horas/aula

Módulo II: direção defensiva – 15 horas/aula

Módulo III: noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social – 10 horas/aula

Módulo IV: movimentação de produtos perigosos: 15 horas/aula

Avaliação

Ao final de cada módulo, será aplicada uma prova com 20 questões de múltipla escolha, e, para ser aprovado, o aluno deverá ter o aproveitamento de, no mínimo, 70% das questões da prova de cada módulo.

Informações

Fone/fax: (41) 3015-3300

Whatsapp: (41) 99121-5663